sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Enciclopédia da Saúde, ataca...

Iníciamos do ano letivo e a prevenção é uma característica marcante da Escola Agrícola através do Projeto "Enciclopédia da Saúde", nas turmas da 5ª a 8ª série, desta vez o tema de prevenção ficou por conta da saúde capilar, piolho  (pediculose) que é problema entre as crianças na escola. 
O Dr. Drauzio Varela dá algumas informações sobre o assunto explicando  o que é o piolho, quais os sintomas, o tratamento e as recomendações para que esse animalzinho tão nocivo a saúde possa causar desconforto  e implique na aprendizagem dos alunos.

Piolho (Pediculose)

O piolho do couro cabeludo (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas e reproduz-se com rapidez. Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala no folículo piloso, ou seja, na base do cabelo, onde deposita seus ovos, as lêndeas, fáceis de serem reconhecidas e que se diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.
O período de incubação dura de 8 a 10 dias. A infestação ocorre mais em crianças, principalmente nas que frequentam escolas e estão em contato com outras crianças. Não tratar a pediculose capilar infantil pode acarretar mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos. Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes expressarem seus comentários.